sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dicas para acertar na compra do papel de parede

Verificar se a superfície onde o papel de parede será aplicado não possui umidade e se é lisa, caso contrário, o efeito desejado não será alcançado.

Papel de parede permite quebrar a monotonia dos ambientes rapidamente

Nos últimos anos o papel de parede se transformou em um dos acessórios mais desejados da decoração, afinal, sua versatilidade e facilidade de instalação permite quebrar a monotonia dos ambientes rapidamente.

Mas a escolha do papel de parede não é tão simples assim. Além de pensar na harmonia de cores e estampas, é preciso considerar muitos outros detalhes que vão fazer toda a diferença na decoração e, também, no bolso.

A arquiteta Patrícia Coelho, do Ateliê Revestimentos, alerta que o primeiro passo é verificar se a superfície na qual o papel de parede será aplicado não possui umidade e se é lisa, caso contrário, o efeito desejado não será alcançado.

Também é preciso muita atenção quanto ao dimensionamento do papel. Antes de definir a quantidade de rolos, é importante calcular a perda de material. “A maioria dos rolos tem 53 centímetros de largura por 10 metros de comprimento. No caso de uma parede de 3m x 3m, serão necessários dois rolos, pois cada um fará três faixas”, ensina Patrícia.

É preciso tomar cuidado com o tamanho da padronagem se ele for estampado

Mas se o papel de parede tiver flores, bolas, grafismos e outras estampas, será preciso levar em conta o tamanho da padronagem e a frequência com que ela se repete para que os encaixes fiquem perfeitos. Por isso, se o papel não for liso ou com listras, o cálculo de perda de material será maior conforme o tamanho do desenho.

A adequação ao ambiente em que o papel será instalado é outro ponto que merece destaque. “Antes de comprar leve em consideração a cor do carpete, do piso e dos móveis. Outra dica é prestar atenção na escolha das cores do papel de parede para o quarto. Tons muito fortes podem atrapalhar o sono”, orienta.

O tipo de material do papel de parede é outro detalhe importante. A maior parte admite limpeza apenas com espanador, mas já existem no mercado opções que podem ser higienizadas com pano úmido e detergente, que segundo a arquiteta, são perfeitas para residências com crianças.

Fonte: Revista Zap